SEGUIDORES

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A FORÇA DAS PALAVRAS



A Vida de Anne Frank

Graças ao seu Diário poderemos fazer uma ideia daquela época fatídica.
Assim ficaram registradas para jamais serem esquecidas as atrocidades mais desumanas e absurdas da chamada "Segunda grande guerra mundial".
Em 1933 Adolf Hitler assume o poder da Alemanha. Ele culpa os judeus pela alta taxa de desemprego e pela pobreza. E, ainda mais, pela sua raça impura. Hitler queria uma raça pura, a chamada raça ariana, alegando que os judeus eram uma mistura de raças.
Loucura, claro que ele só poderia fazer parte daquela porcentagem de psicopatas, que infelizmente ainda rondam pelo mundo.
Enfim, "A Vida de Anne Frank", no momento em exposição na biblioteca que tem o seu nome, situada no bairro Itaim Bibi, no conhecido "Quarteirão Cultural". Vale a pena ser vista por adultos e crianças.
Em junho de 1942, quando os nazistas ocupavam a Holanda, a menina judia de apenas 13 anos, acompanhada por toda a família, deixou para trás a residência em Amsterdã. E se refugiaram no sótão de uma casa, onde viveram ao longo de dois anos enclausurados no "Anexo secreto".
Nas páginas de seu Diário, Anne Frank registra as impressões sobre esse longo período no esconderijo. Até serem descobertos e levados para um campo de concentração na Alemanha.
É um auto-retrato de uma menina sensível e determinada cuja vida foi tragicamente interrompida.
Aqui estou eu querendo mostrar o óbvio, da força das palavras.
 Repetindo:
Vamos incentivando nossas crianças pelo gosto da leitura. "Lendo e escrevendo!" Visitar Bibliotecas pode ser um começo. Por enquanto esta exposição é iterante, mas, quem sabe ela ficará um dia definitivamente na "Biblioteca Anne Frank".
 Continuemos então lutando pela conservação do nosso "Quarteirão Cultural".