SEGUIDORES

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ESPERANÇA? - ISABEL SOUSA




Esperança?

Enfim, uma noticia animadora vinda das bandas de Espanha.

Talvez sirva para eu parar de pensar que o ser humano continua “tribal”, e que nele se está acentuando cada vez mais a parte animal irracional. Depois do decorrer de inúmeros casos contra irracionais e... racionais, chego à conclusão que psicopatas em potencial se têm desenvolvido nos últimos tempos; sim, por que a ausência de sentimentos só será justificada com essa anomalia.

Voltando à noticia vinda de Espanha abordando a barbaridade das Touradas, espetáculo que durante uma infinidade de anos empolgou multidões perante tanta covardia.

Acabar com as touradas seria acalentar uma esperança na humanidade. Elas são praticadas em Espanha, onde o auge é matar o touro em plena arena, em Portugal é proibido matar o touro, mas, massacrá-lo é “lindo”! a elegância do toureiro leva multidões ao delírio, até canções alusivas à sua “coragem”; me lembro de algo assim:
“Toureiro de lusa raça/ De porte altivo e cortês/ Levanta em peso uma Praça/ Derrubando a brava rês “... ou: “Espada cravada de loiros/ Tu és o maior entre tantos/ Bravo matador de toiros/” etc. etc.

No México também se praticam touradas, mas não com a empolgação de Espanha onde elas fazem até parte dos programas turísticos.

Aproveitando a oportunidade direi que também está na hora de acabar com os rodeios no Brasil, a violência contra animais é muito triste e inadmissível.

A briga dos galos foi proibida, embora, clandestinamente em alguns lugares ainda seja praticada.

Neste fim de ano gostaria de alertar uma parte do ser humano que se acomoda na frase:
“O mundo não tem mais jeito”!

Porém, terá sim, não esquecendo que somos seres pensantes e atuantes.

Este desabafo servirá também para olhar de frente o cenário político que se desenrolou em Brasília, infelizmente nada surpreendente, e sabemos que mais uma vez a sujeira será arremessada para debaixo do tapete.

2010 está chegando, e mais uma vez renovamos nossa esperança em melhores dias.
Lutemos por um mundo melhor – abaixo a impunidade – abaixo a hipocrisia de fechar os olhos e de querer fazer acreditar aos incautos que nada está acontecendo.

É tudo natural, tudo o que acontece de mal, a culpa é de Pedro Álvares Cabral!

Nenhum comentário: