SEGUIDORES

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

LÍNGUA PORTUGUÊSA - ISABEL SOUSA



Língua Portuguesa



(Do livro “O Menino Poeta”


De: Isabel C. S. Sousa


Meu amigo Luisinho
Chegou de Portugal
É diferente o seu jeitinho
Mas é um cara legal

Ele diz que acha “gira”
A menina que ele gosta
Passa por ela e suspira
Num grande amor ele aposta

Um pouco de confusão
No nosso vocabulário,
“Gira”, quer dizer bonitinha,
Esperta... engraçadinha

Ele diz então:
Oh, “pá” vamos brincar!
És um “gajo bestial”
Que quer dizer: um cara legal

Eu lhe jogo a bola
Ele a “atira” para mim
Agora o que me consola...
Há alguma diferença sim,
Mas nosso idioma é igual
Meu sotaque é brasileiro
O dele de Portugal

Lá o nosso goleiro
“Guarda-redes” é chamado
“Golo”!! Entrou certeiro
E, a bola rolou no “relvado”
Que quer dizer: no gramado

Nosso pedestre é “peão”
Abraço “chi-coração”
“Cortador” nosso açougueiro,
Luís vai à “casa de banho”
Mas eu vou ao banheiro.
Eu sento na privada
Ele senta na “sanita”...
Levo a mão à cabeça e cismo!
Enquanto eu puxo a descarga,
Ele puxa o “autoclismo”


E o nosso salva-vidas?
É chamado de “banheiro”
O frentista do Posto
Lá chama-se gasolineiro
Agora eu aposto,
As dúvidas estão resolvidas
Luís de qualquer maneira
Já sabe que “parlapatão”
É o nosso impostor
Que sua “hospedeira”
É a aeromoça brasileira
Que o nosso colibri
É o seu chupa-flor,
E o nosso grampeador
Lá chama-se “agrafador”
A “chucha” é nossa chupeta
E, “Biberom” a mamadeira

Os “comboios” ligeiros
São nossos trens afinal,
E os ônibus brasileiros
“Auto-carros” em Portugal

E, a fila? Que engraçado!
De “bicha” é chamada,
Luisinho admirado
Parece não entender nada!
Eu lhe digo bem brejeiro,
Que “bicha” aqui é veado
E que lá é “paneleiro”

“Almeida” nosso gari
O “tele-móvel” celular
Cor “encarnada” é vermelha,
Sorvete é um “gelado”
E balinha “rebuçado”

Já nem sei mais o que falo,
O nosso jogo da velha,
O deles é jogo do “galo”.

Com toda a confusão,
Chego a uma conclusão:

Nenhuma dúvida fica,
Digo com toda a certeza:
Como é bela e rica
Nossa Língua Portuguesa!





Temos aqui uma bela construção poética de nossa amiga Isabel, e que faço questão de colocar bem aqui o meu comentário. Ela trata a língua portuguêsa como objeto de união dos povos fazendo aproximação das palavras. Belo poema Isabel!!

Ana Maria Maruggi

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei Caríssima Ana Maria, só hoje ao acaso via seu comentário.
Obrigada, Abração,
Isabel